Metodologia

É qualquer Estudo Clínico proposto a investigar a ação de um determinado medicamento, procedimento ou métodos de abordagem de problemas que afetam a saúde em seres humanos. A pesquisa busca analisar a eficácia e a segurança dos produtos e procedimentos em questão, e é conduzida de acordo com um protocolo elaborado, seguindo as regulamentações éticas e cientificas, estabelecidas e padronizadas no mundo todo.

Para participar de um Estudo Clínico, primeiro o paciente deve ser informado sobre os riscos e benefícios relacionados à pesquisa. Tudo isso é descrito em um Termo de Consentimento, no qual o paciente deve concordar e assinar antes de realizar qualquer procedimento relacionado à pesquisa. Após a assinatura do termo, o paciente já está participando do estudo.

O participante de pesquisa tem direitos e deveres que estão descritos no próprio Termo de Consentimento, e que devem ser cumpridos durante a sua participação no estudo, tanto pelo paciente quanto pelo Centro de Pesquisa. É importante ressaltar que o participante tem o direito de se retirar do Estudo Clínico a qualquer momento, independentemente do motivo.

O participante de pesquisa está ajudando toda a comunidade cientifica e não cientifica a buscar novas soluções para perguntas ainda não respondidas pela ciência atual. Além disso, o participante receberá acompanhamento médico durante todo o estudo, e pode ter acesso a novas medicações que ainda não estão disponíveis no mercado.

Qualquer cidadão pode participar de um Estudo Clínico. O que vai determinar a sua participação serão os critérios descritos em cada um dos protocolos, os quais variam de acordo com a doença e a medicação a serem investigadas.